Desconto em Games

Review: Tinykin (PC)

É impossível falar sobre Tinykin e não relembrar os bons momentos que passei jogando Pikmin, ou até mesmo Kena: Bridge of Spirits, onde passei horas e horas explorando o vasto mapa do game procurando os pequenos e adoráveis Rots. Apesar de contar com diversas similaridades entre esses títulos, Tinykin se destaca com uma identidade visual única e inovadora, prometendo horas de diversão caso o jogador busque o 100% para coletar os troféus/conquistas. Desenvolvido pela Splashteam e publicado pela tinyBuild, o jogo já está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC. Corra até a cozinha, pegue todos os alimentos da geladeira e vamos explorar a Terra com Milo nesta Review!

Um agradecimento mais do que especial para a Splashteam e a tinyBuild por terem fornecido a cópia do game em acesso antecipado para que esta análise pudesse acontecer!

Pode ficar tranquilo(a), esta análise é totalmente livre de SPOILERS!

blank
Nossa jornada épica por um mundo desconhecido começa aqui! – Foto por Gabriel Petri (gspetri)

O que é Tinykin

Tinykin é um jogo indie de aventura que mescla com elementos clássicos do 2D e 3D, visando manter o foco em sua exploração e puzzles ao redor de uma casa na Terra. Na trama controlamos o Arqueólogo e explorador Milodane, um jovem rapaz que parte do mundo de Aegis para explorar uma casa inabitada nos anos 90. Ao chegar no local, Milo se depara com insetos espalhados por diversos ambientes da casa. Em busca da origem dos humanos, nosso personagem carismático deverá construir uma máquina especial com 6 objetos espalhados para concluir sua pesquisa e retornar para casa.

blank
Os Tinykins serão seus maiores aliados! – Foto por Gabriel Petri (gspetri)

Com seu guia Ridmi e os pequenos Tinykins, Milo poderá concluir seus objetivos e avançar por diversas áreas que só poderão ser desbloqueadas com as pequenas criaturas. Durante a maior parte de nossa jornada, nossos amiguinhos poderão resolver enigmas ou derrubar pequenos objetos para avançar.

Puzzles fáceis e divertidos

Apesar de não contar com puzzles complexos, eles são extremamente divertidos e podem estimular ainda mais o jogador a progredir na história de Tinykin. Caso o jogador acabe buscando o 100%, será necessário resolver todos os enigmas espalhados por todas as áreas da casa. E é claro que eu não poderia deixar de mencionar que alguns puzzles são obrigatórios para dar sequência, além de garantir que o jogador colete as moedas de ouro.

blank
Puzzles feitos na medida certa! – Foto por Gabriel Petri (gspetri)

Mesmo que tudo isso pareça fácil, devemos coletar uma pequena quantidade de Tinykins para carregar objetos pesados antes de tentar concluir os objetivos com os NPC’s. Ah, não se esqueça que cada Tinykin possui uma habilidade. Use com sabedoria e evite gastar com objetos irrelevantes!

Gráficos e Level Design

Como já era de se esperar de um jogo com elementos 2D e 3D, seus gráficos são o grande destaque da obra. O uso da paleta de cores foi capaz de preencher e dar vida aos objetos mais simples e irrelevantes que estão presentes em todo o mapa. Além disso, os jogadores poderão aproveitar para tirar belas fotografias subindo no ponto mais alto de cada área da casa. Em diversos momentos da minha jogatina parei para apreciar a bela vista que o jogo me oferecia. Sério, a paisagem é deslumbrante e eu arrisco a dizer que este se tornou um dos 5 jogos mais bonitos de 2022.

blank
Uma seleção com paletas de cores magníficas! – Foto por Gabriel Petri (gspetri)

E não são apenas os gráficos que merecem o seu devido destaque! O Level Design é único e inovador, garantindo que todos os puzzles se encaixem perfeitamente após utilizar o Tinykin correto. Tudo é perfeito, assim como os objetos de cenário e a distribuição dos elementos (moedas e Tinykins), mantendo sempre uma experiência perfeita do começo ao fim para o jogador.

blank
Level Design que se enquadra perfeitamente com os objetivos secundários. – Foto por Gabriel Petri (gspetri)

Trilha Sonora e Efeitos Sonoros

Em jogos de exploração, uma boa trilha sonora não poderia ficar de fora! Este é o caso de Tinykin, recebendo uma música exclusiva para cada ambiente da Casa. Além disso, os efeitos sonoros dos Tinykins ficaram surpreendentes e tornaram os bichinhos ainda mais carismáticos. Apesar das músicas mesclarem pelos ambientes, elas não são tão memoráveis e podem ser completamente esquecíveis com o passar do tempo. Que fique claro, este não é um ponto negativo, mas sim um comparativo com outros títulos de grande destaque do gênero de plataforma.

A falta de um sistema de combate

Tinykin não possui um sistema de combate e confesso que isso acabou me decepcionando pois eu esperava que pudesse ver os Tinykins em ação contra insetos gigantes ou mini-chefes de cada área. Sinto que as criaturinhas poderiam ter sido melhores exploradas, dando ainda mais vida e personalidade para cada um deles.

blank
A falta de um sistema de combate poderá acarretar no desenvolvimento dos Tinykins. – Foto por Gabriel Petri (gspetri)

Apesar dessa limitação, o jogo continua sendo perfeito e tornou-se uma das grandes revelações de 2022, principalmente com o game no catálogo do Xbox Game Pass!

Vale MUITO a pena jogar Tinykin!

Com uma jogabilidade extremamente satisfatória, gráficos incríveis e um Level Design surpreendente, Tinykin continua sendo um dos jogos mais divertidos de 2022! Pode parecer um papo clichê de um simples fã apaixonado por jogos 3D, mas é nítido todo o esforço e carinho aplicado pelos desenvolvedores. Os puzzles simples deram ainda mais vida para um mundo repleto de novidades e objetivos secundários que estão espalhados ao redor dos ambientes da Casa. Mesmo com a falta de um sistema de combate ou maior interação com os Tinykins, o jogo se destaca com belíssimos efeitos visuais e estimula o jogador a explorar todos os cenários interativos do game para atingir o 100%. Além disso, o jogo não é muito longo e nem muito curto, acredito que foi feito na medida certa para não cansar o jogador! Esta é sem dúvidas uma grande experiência e uma grande descoberta de 2022. Com um preço acessível, o game já está disponível para todas as plataformas e caso você seja um assinante do Game Pass, poderá experimentar o jogo completo sem custo adicional! Resumindo… Tinykin é uma experiência única e que vale cada centavo! Eu tenho certeza que o game poderá concorrer em uma futura categoria com o melhor Level Design ou melhor experiência de 2022.

9.3Pontuação do especialista
Essencial

Tinykin buscou a perfeição e atingiu a excelência, com gráficos incríveis e um Level Design quase perfeito! Apesar da falta de combate no game, outros fatores foram essenciais para provar que este é um dos melhores jogos de Aventura 3D de 2022. Esta é uma experiência para toda a família!

História
9
Jogabilidade
9
Desempenho
10
Visuais
10
Trilha Sonora
8.5
Narrativa curiosa e envolvente
  • Jogabilidade quase perfeita
  • Gráficos e Level Design impecáveis
  • Puzzles divertidos
Pontos Negativos
  • Trilha Sonora pouco memorável
  • Falta de combate
  • O jogo acaba

Desconto em Games

Escrever
Notificação de
1 Comentário
Antigos
Novos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
Edward_Destan

Caramba, parece ser muito bom, irei jogar depois

Desconto em Games
Logo
blank
RECEBA PROMOÇÕES NO SEU CELULAR
Shopping cart