Desconto em Games

Review | Souldiers (PS5)

Quando joguei Souldiers pela primeira vez, pude notar diversas semelhanças em Metroidvanias que já se estabeleceram no mercado. Um exemplo muito claro disso é Hollow Knight e Blasphemous, que foram capazes de marcar o gênero de forma positiva. Apesar das semelhanças, o novo game da Dear Villagers nos surpreende com novas mecânicas de combate e poderes que podem ser utilizados pelos personagens após coletá-los. Confira nossa análise de Souldiers que será lançado no dia 2 de Junho de 2022 para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC.

Um agradecimento mais do que especial para a Dear Villagers e Retro Forge por ter fornecido a cópia de acesso antecipado para que esta análise pudesse acontecer!

Pode ficar tranquilo(a), esta análise é totalmente livre de SPOILERS!

Nossa jornada em Souldiers começa aqui! (Captura de tela por Gabriel Petri)

O que é Souldiers

Souldiers é um jogo Metroidvania de ação e aventura com elementos de RPG e Souls-like implementados. Na trama, os jogadores precisam descobrir quais foram as causas da suposta morte dos personagens após uma batalha sangrenta com o exército de Dadelm. Após o encontro com uma Valquíria misteriosa, nossos personagens ficam em dúvida se devem ou não confiar em suas palavras, porém, a única forma de sair da caverna é acompanhando seus passos. Em busca de respostas, nosso principal objetivo é localizar o Guardião de Terragaya, o único ser capaz de trazer nossos heróis e seu exército para o mundo. Qual será o segredo que envolve a vida dos nossos guerreiros? É isso que iremos descobrir após derrotar alguns chefes, onde pequenos fragmentos da história vão se encaixando e fazendo total sentido.

O que realmente aconteceu com os guerreiros? (Captura de tela por Gabriel Petri)

O jogo disponibiliza 3 classes para os jogadores:

  • Scout – classe do soldado com ataque e defesa equilibrados. Utiliza uma espada e um escudo para absorver golpes poderosos e realizar combos rápidos
  • Archer – classe do arqueiro com ataques a longa distância. Utiliza um arco e flechas para golpear inimigos a longa distância, além de sua agilidade na esquiva
  • Caster – classe do conjurador com ataques mágicos. Utiliza um cajado capaz de causar danos mágicos aos inimigos
Escolha um Guerreiro com sabedoria (Captura de tela por Gabriel Petri)

Independente da classe selecionada, cada um dos personagens possuem suas próprias habilidades. Vale ressaltar que não existem uma classe melhor que a outra, ambas são balanceadas e devem se enquadrar no tipo de gameplay de cada jogador, seja ele no combate a curta distância, combate a longa distância ou as famosas magias apelonas que já conhecemos na saga Souls.

Modos de jogo

Confesso que essa parte me surpreendeu bastante já que poucos títulos do gênero permitem que o jogador selecione a dificuldade! Em Souldiers, podemos escolher 3 dificuldades:

  • Explorador – para os jogadores que não ligam para desafios e querem aproveitar o máximo da história
  • Soldado – para os jogadores que buscam aproveitar o máximo da história com diversos desafios e uma dificuldade equilibrada (dificuldade recomendada)
  • Guerreiro – para os jogadores experientes que procuram um nível de desafio extremo
A seleção de dificuldades é sempre bem-vinda (Captura de tela por Gabriel Petri)

A péssima notícia para os platinadores e miletadores é que no modo Explorador os troféus/ conquistas ficam desabilitados.

Eu realmente gostei da adição de um sistema de dificuldades para que mais jogadores tenham acesso ao game e que possam se divertir ainda mais caso não estejam familiarizados com o gênero!

Caso você já tenha uma certa experiência, minha indicação é jogar no modo Soldado para aproveitar ainda mais esta obra de arte!

Jogabilidade

O jogo apresenta mecânicas de combate simples mas que são apresentadas desde o início de nossa jornada em Souldiers. Os jogadores deverão realizar movimentos precisos caso queiram sobreviver aos combates contra chefes poderosos. Além disso, o jogador deverá aprender desde as primeiras lutas o momento exato de esquivar ou de defender. Acredite em mim, essas mecânicas irão poupar horas de estresse…

Batalhas incríveis te aguardam! (Captura de tela por Gabriel Petri)

Habilidades e equipamentos de Souldiers

Assim como a maioria dos metroidvanias, certas habilidades e equipamentos podem ser adquiridas pelo jogador ao subir de nível ou resolvendo mini puzzles espalhados ao redor do mapa. Infelizmente notei que o jogo possui poucas habilidades para realizar upgrades em seus status gerais, o que pode incomodar certos jogadores que estão acostumados a subir de nível farmando experiência dos inimigos.

Habilidades disponíveis em Souldiers (Captura de tela por Gabriel Petri)

Os equipamentos são os maiores aliados do jogador para combater determinados inimigos! Com os poderes elementais, podemos causar mais danos e facilitar em nossa vitória na luta contra chefes. Tenho certeza que o fogo será muito útil na luta contra o chefe! (anota essa dica aí)

Itens capazes de aprimorar nossa jogatina (Captura de tela por Gabriel Petri)

Joguinho de SNES?

É indiscutível que a empresa acertou em cheio quando o assunto são gráficos. O game remete a nostalgia com seus gráficos 16bits lembrando dos jogos antigos e ao mesmo tempo mantém as mecânicas atualizadas para o padrão atual, brincando assim com o passado e presente sem perder a sua qualidade. A maior parte do tempo vamos contemplar os gráficos antigos e relembrar os tempos do nosso querido SNES da Nintendo.

Gráficos nostálgicos e atuais ao mesmo tempo (Captura de tela por Gabriel Petri)

Diversão que não acaba mais

Jogar Souldiers pode ser uma terapia (ou não), principalmente para aqueles que já estão cansados de jogar os inúmeros Metroidvanias disponíveis nas lojas. Apesar de suas melhorias técnicas, o jogo mantém a fórmula já conhecida em outros títulos e consegue manter a sua originalidade sem fazer cópias. Posso citar de exemplo minha namorada que não é muito fã de jogos Metroidvania e mesmo assim acabou se divertindo com o pouco tempo que ela tinha disponível para jogar. Acredito que a seleção de dificuldades possa abraçar ainda mais jogadores e criar um gostinho para este mundo.

Dificuldade

Não pense que será uma caminhada no parque! Souldiers apresenta uma dificuldade extremamente alta e na dificuldade máxima ele pode acabar frustrando. Em nenhum momento alterei a dificuldade mas muitas das vezes acabei sofrendo com alguns inimigos básicos e chefes gigantes. Cabe a você decidir se quer passar raiva ou simplesmente jogar no Normal (que já é muito difícil).

Level Design

O level design não me agradou muito mas devo dizer que os inimigos, chefes e mini puzzles acabaram compensando essa falta. Infelizmente podemos notar algumas repetições de ambientes já visitados anteriormente.

As coisas começam a melhorar neste aspecto após sair da caverna da aranha, mas mesmo assim, as mudanças não são significantes e podem frustrar os mais exigentes.

O level design não surpreende inicialmente (Captura de tela por Gabriel Petri)

Trilha Sonora

A trilha sonora do game é agradável e eu poderia passar horas e horas escutando em meu celular ou no computador! Em diversos momentos, a trilha se encaixa perfeitamente com o combate, mantendo aquela sensação de perigo e adrenalina nas veias para derrotar aquele chefe insuportável. É um mix de sensações que devem ser apreciadas por todos! Além da trilha, devo mencionar o incrível trabalho dos efeitos sonoros de cada equipamento, mesclando com o efeito das bombas que acertam os inimigos.

Tempo de Carregamento

Por se tratar de um jogo no qual morreremos inúmeras vezes, o tempo de loading pode se tornar um grave problema para os mais impacientes. Comparado a outros títulos, os loadings são um tanto quanto demorados e remetem ao tempo dos consoles de antiga geração.

Os loadings podem ser frustrantes (Captura de tela por Gabriel Petri)

Realizei os testes na versão de PlayStation 4 e infelizmente os resultados são parecidos. Como recebemos a cópia do game na versão de PlayStation, não tive a oportunidade de realizar mais testes em outras plataformas. Vale ressaltar que estamos jogando a versão de acesso antecipado do game sem o Patch Day One. Restam aguardar futuras atualizações para uma possível mudança.

Uso do DualSense

Em nenhum momento o game utiliza os principais recursos do DualSense. É uma pena que isso não aconteça pois acabaria tornando a movimentação, defesa e esquiva ainda mais reais, proporcionando ao jogador uma experiência completa e imersiva!

Bugs e Desempenho

Durante minha jogatina, notei que os troféus de matar inimigos estavam bugados mesmo jogando na dificuldade recomendada pelo jogo. Isso ficou claro devido a lista de troféus do jogo apresentar 0% de troféus adquiridos pelos jogadores. Além disso, um bug desconhecido fez com que meu jogo travasse e fosse possível reiniciar apenas voltando ao menu principal para dar continuidade. No final, acabei perdendo uma parte de meu progresso que não havia sido salvo.

Em relação ao desempenho, algumas quedas de frame são perceptíveis após salvar o game ou avançar para uma determinada área do mapa ainda não explorada. Estes bugs podem ser arrumados facilmente com a atualização Day One próxima de seu lançamento.

ATUALIZAÇÃO – A atualização do dia 30 de Maio de 2022 corrigiu o problema de desempenho que afetava o jogador após salvar o game. Uma tela de save é gerada após guardar a partida.

Falta de legendas em PT-BR

Pois é! O jogo não possui menus e legendas em Português do Brasil, dificultando o entendimento da história. Por mais que o game facilite com suas mecânicas de combate, é essencial que legendas estejam disponíveis para o povo brasileiro. Poxa Dear Villagers, mais um jogo sem legendas? Vamos torcer para serem adicionadas em breve!

ATUALIZAÇÃO – A atualização do dia 30 de Maio de 2022 disponibilizou legendas em Português do Brasil.

Vale MUITO a pena jogar Souldiers!

Com um nível elevado de dificuldade, Souldiers é um game hardcore e inova mesmo após o mercado de Metroidvanias estarem saturados. O jogo sofre com diversos problemas de desempenho mas acabam sendo relevados devido a quantidade de acertos da empresa. Após a chegada de Hollow Knight e Blasphemous no mercado, poucos títulos foram capazes de alcançar a maestria que eles proporcionam, e por isso, fico muito feliz em dizer que Souldiers foi capaz de atingir este nível supremo de qualidade. Com uma história simples e divertida, o jogo acaba se tornando obrigatório para todos que procuram jogos do mesmo gênero, podendo se tornar uma grande referência para o público. Compre Souldiers sem medo e tenho certeza que você irá se divertir muito!

7.8Pontuação do especialista
Bom

Souldiers procura inovar com o gênero Metroidvania e acerta em cheio com seus ricos detalhes e conteúdo inovador mesmo para aqueles que não estão acostumados. Um título capaz de abrir portas para novos jogadores!

História
8
Jogabilidade
8.5
Gráficos
9
Trilha Sonora
8.5
Desempenho
5
Pontos Positivos
  • Jogabilidade responsiva
  • Trilha Sonora agradável
  • Seleção de dificuldade
Pontos Negativos
  • Troféus/conquistas bugados
  • Baixo fator replay
  • Loadings demorados

Blog Desconto em Games

Escrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
Desconto em Games
Logo
RECEBA PROMOÇÕES NO SEU CELULAR
Shopping cart