Desconto em Games

Review: Sonic Origins (PS5)

Sonic Origins tem alguns problemas, principalmente relacionados a Sonic 3, mas em geral é um ótimo presente para os fãs

Sonic Origins é o presente da Sega para os fãs do ouriço azul, que completa 30 anos agora em 2022. Compilando os quatro jogos clássicos da era 16-bits que foram responsáveis pelo sucesso do mascote, o título chegou as mãos dos jogadores em 23 de junho, e o Desconto em Games teve a oportunidade de avaliá-lo. 

Depois de basicamente passar um fim de semana imerso na compilação, o resultado é um tanto quanto curioso para um título comemorativo. Explicamos a seguir.

Uma contextualização para Sonic Origins

blank
Muita coisa mudou com esse jogo. (Imagem: Reprodução/OldGamerMagazine)

Antes de entrarmos na análise de Sonic Origins, é importante dar uma leve contextualizada nas origens desse título. Durante os anos 2000 e boa parte dos 2010, fãs do ouriço azul começaram a se reunir em fóruns da internet para discutir seu amor pela série. Uma coisa levou a outra, e alguns deles começaram a discutir fazer seus próprios jogos da franquia – os famosos fan games.

Alguns deles, em especial, também começaram a trabalhar para adaptar os jogos clássicos de Mega Drive para contextos mais modernos, com perspectivas de tela 16:9 e até melhorias em taxa de quadros. Esses experimentos se tornaram tão notáveis que a Sega entraria diretamente em contato com esses entusiastas e eles teriam mãos em ports oficiais da franquia para celulares.

Sonic 1, Sonic CD e Sonic 2 tiveram esse tratamento, podendo ser jogados em plataformas mobile com uma perspectiva de tela diferente e também de forma mais acessível do que sair garimpando os cartuchos do console original. Já Sonic 3 & Knuckles, por outro lado, viraria uma curiosa lenda, desaparecida até 2022.

Sonic Origins e o retorno da franquia clássica aos consoles

blank
Sonic 3 está disponível em consoles modernos, mas não em uma versão tão esperada ou fantástica quanto poderia ser. (Imagem: Captura de Tela/Dácio Augusto)

É então que finalmente Sonic Origins foi anunciado e todos os jogos do ouriço nos 16-bits estariam compilados com opções de tela 16:9 disponibilizadas – incluindo Sonic 3. O anúncio pegou os fãs com alegria, ao mesmo tempo que logo depois decepcionou-os com a triste descoberta de um plano de DLC um tanto estranho.

Sinceramente, após ficar com o título por alguns dias, o primeiro aviso é que o DLC é irrelevante. Nada que está presente nele vai impactar de alguma forma experiência dos jogadores com o título. O segundo comunicado, e o foco de nossa análise, é como o grande atrativo do pacote, Sonic 3, é infelizmente algo decepcionante, pelo menos na versão de lançamento. 

Veja bem, Sonic 1, 2 e CD são ports da versão mobile 16:9 que já existe há anos. São ótimos títulos e com uma ótima programação, e a alteração do modo Aniversário, que elimina as vidas do jogo para um sistema contínuo mais adequado a títulos modernos é uma boa QoL para a compilação.

blank
A resolução 16:9 permite enxergar mais fase. (Imagem: Captura de Tela/Dácio Augusto)

Agora, Sonic 3, que até onde sabemos foi feito do zero para essa versão 16:9, é uma situação completamente separada das demais. Começamos pelo fato que ela está cheia de bugs – eu não consegui identificar exatamente como eles ocorrem e nem reproduzi-los após experienciá-los uma vez, mas em várias fases aconteceu do Sonic, por exemplo, sumir da tela, e nem o menu de pausa ou o home do PlayStation 5 funcionarem, me forçando a tirar o console da tomada para voltar a utilizá-lo – algo grave, principalmente considerando que se tratam de títulos de Mega Drive sendo executados no atual ápice de poder para videogames.

O segundo detalhe, esse talvez não tanto um ponto negativo tecnicamente mas sim por mistérios quanto ao desenvolvimento do título, é o fato que a trilha sonora não é a mesma da versão para Mega Drive – o que não teria problema, se ela não parecesse com algo bem longe de finalizada.

Vendo comentários de entusiastas da franquia em rede sociais, muitos comentaram que a trilha sonora utilizada na versão de Sonic 3 presente na compilação é a mesma de protótipos do jogo, datados de 1993 e 1994, explicando a falta de qualidade nos instrumentos que fazem a trilha.

É sinceramente absurdo escutar que uma compilação de aniversário, que ofereceria a versão definitiva do título, utilize algo incompleto como base. É claro que existe uma discussão muito antiga sobre os direitos da trilha do jogo, pelo envolvimento de Michael Jackson em sua compilação – mas mesmo assim, em outros relançamentos, existiam trilhas mais completas e mais agradáveis.

Fica, porém, o voto que isso é algo que pode ser facilmente arrumado em uma atualização – basta saber se a Sega se dará esse trabalho ou não.

Uma festa de aniversário bem interessante

blank
Alguma das missões disponíveis no jogo. (Imagem: Divulgação/Sega)

Ao mesmo tempo que é fácil criticar o título pela versão de Sonic 3, isso não quer dizer que o pacote seja algo ignorável – muito pelo contrário, principalmente pela quantidade de conteúdos presentes para os fãs do ouriço.

O primeiro destaque, nessa frente, é o modo de missões. Pegando as fases clássicas de cada título e as modificando com desafios especialmente feitos para testar as habilidades dos jogadores, a compilação adiciona uma interessante sobreviva aos games clássicos, e também permite um entendimento mais aprofundado das mecânicas em vigor em cada episódio da fase clássica do Sonic.

Por vezes me vi tentando mais de vinte vezes um mesmo desafio, mas nenhuma vez eles foram frustrantes – muito pelo contrário, eles me mostraram coisas e utilizações dos personagens de formas que nunca havia previsto anteriormente.

blank
O modo Museu é uma das principais novidades da compilação. (Imagem: DIvulgação/Sega)

O segundo modo é o Museu. Compilando desde documentos de design dos títulos até artes promocionais dos anos 1990 do Sonic, daquelas utilizadas em camisas e outros produtos distribuidos pela TecToy aqui no Brasil na época de ouro do ouriço, o modo talvez seja um dos bancos de dados mais completos que já vi disponibilizados de maneira oficial por uma empresa de videogames.

Muito se fala sobre a preservação de jogos, e eu normalmente concordo com todos os argumentos – mas acredito que não são só os games que devem ter isso, mas também todas as promoções e documentos de desenvolvimento. Ver tudo reunido em um só lugar para a franquia do Sonic, sinceramente, é incrível, e arrisco dizer que é um dos pontos mais altos dessa compilação.

blank
Cheio de artes raras, o modo Museu é um deleite para fãs do ouriço. (Imagem: Captura de Tela/Dácio Augusto)

Por fim, fica também o comentário sobre o chamado modo História. Nada mais do que uma união de todos os quatro títulos em um único só, com algumas cutscenes extras colocadas em momentos chaves da campanha, ela é um agrado leve aos fãs – mas nada tão empolgante ou notável quanto as Missões ou o Museu.

Quase na velocidade da luz

8Pontuação do especialista
Ótimo

Sonic Origins tem alguns problemas, principalmente relacionados a Sonic 3, mas em geral é um ótimo presente para os fãs

História
8
Jogabilidade
9
Gráficos
8
Desempenho
7
Positivos
  • Disponibilidade de clássicos em plataformas modernas
  • Grande gama de artes e conteúdos da história da franquia
  • Qualidades de Vida que modernizam os títulos
Negativos
  • Principal atração do pacote, nova versão do Sonic 3 decepciona

Sonic Origins me deixou muito contente em vários momentos, com escolhas e disponibilização de conteúdos raros em consoles modernos, mas em outros momentos me deixou frustrado e confuso por escolhas sem explicação da Sega – principalmente em tudo relacionado a versão do Sonic 3 apresentada aqui.

Porém, ele não é ruim! Longe disso, e é provável que fãs do ouriço azul não se sintam mal pela compra. Ao mesmo tempo, para iniciantes no universo do Sonic, principalmente os vindos dos filmes dele, talvez esperar uma promoção seja a melhor opção. 

Escrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
Desconto em Games
Logo
blank
RECEBA PROMOÇÕES NO SEU CELULAR
Shopping cart