Desconto em Games

Review | Sally Face (Series X)

Eu sempre me perguntei quando Sally Face chegaria aos consoles e para minha surpresa isso realmente aconteceu! No dia 16 de Agosto de 2016, a desenvolvedora Portable Moose lançou o primeiro episódio de Sally Face, renovando o gênero Point and Click que já estava saturado em sua época. Felizmente, a empresa conseguiu caprichar e o jogo foi um sucesso total, rendendo o título de melhor jogo indie de 2018 de acordo com a IndieDB!

É claro que nem todos os jogadores ficaram satisfeitos com a divisão de capítulos do game, o que acabou gerando algumas polêmicas, assim como aconteceu na divisão de episódios de The Walking Dead da Telltale Games. Após jogar pela primeira vez, eu simplesmente não tive mais vontade de parar até descobrir o mistério que assombrava a vida de Sal. No momento em que finalizei o game, senti um vazio muito grande e gostaria muito que essa história tivesse uma continuação (de alguma forma). Quero adiantar que Sally Face está no meu TOP 5 melhores Indies que já joguei na vida (NÃO É EXAGERO). Sem mais enrolações, vamos para o que interessa!

Um agradecimento mais do que especial para a Portable Moose por ter fornecido a cópia de acesso antecipado para que esta Review pudesse acontecer!

Pode ficar tranquilo(a), esta Review é totalmente livre de Spoilers!

Sally Face é um dos jogos Indies mais divertidos já criados

O que é Sally Face

Sally Face é um point and click de aventura, suspense e terror criado por Steve Gabry da desenvolvedora Portable Moose. A trama se passa nos anos 90, onde acompanhamos a vida de Sal Fisher, um garoto que possui um rosto protético e utiliza uma máscara para esconder sua feição após um acidente terrível que marcou sua vida. Na época do colégio, o garoto apanhava e sofria Bullying, até que um dia o chamaram de Sally Face. Cansado da humilhação, o garoto resolveu adotar este nome para evitar que as brincadeiras acontecessem novamente.

TV Time - Sally Face (TVShow Time)

Sally e seu pai resolvem se mudar para os Apartamentos Addison após a morte de sua mãe, fazendo com que o passado do garoto se torne ainda mais bizarro e conturbado. Logo que iniciamos a gameplay, exploramos o prédio e vamos conhecendo alguns dos moradores do local. Com o passar do tempo conhecemos Larry, o rapaz que mora no térreo e que acaba se tornando um dos melhores amigos de Sal.

O crime que chocou os Apartamentos Addison

Larry comenta sobre o crime que aconteceu no 4º Andar e diz ter presenciado tudo que havia acontecido no apartamento. Infelizmente o garoto não havia provas sequer sobre o incidente, tornando todas as suas histórias irrelevantes. Nosso objetivo inicial é conseguir provas concretas sobre o incidente e relatar aos policiais para que o culpado seja punido. Não pense que este seria o único problema em Addison! Alguns espíritos e fantasmas vagam pelos corredores e andares do prédio, deixando um clima ainda mais desagradável para os moradores. Será que Sal e seus amigos irão revelar o mistério por trás dos Apartamentos Addison? É isso que você irá descobrir nos 5 episódios de Sally Face.

O jogo é dividido em 5 episódios, sendo eles:

  • Episódio 1 – Vizinhos Estranhos / Apresentação de Sally e seus vizinhos nos Apartamentos Addison
  • Episódio 2 – Destroçados / Sally busca por fantasmas e tenta descobrir a verdade sobre Larry
  • Episódio 3 – O Incidente da Mortadela / Sally e os amigos investigam a escola e descobrem coisas perturbadoras
  • Episódio 4 – O Julgamento / A verdade sobre o passado será revelada
  • Episódio 5 – Sonhos e Memórias / O fim se aproxima, tornando tudo ainda mais perturbador

Em cada episódio somos surpreendidos com uma narrativa bem construída e intrigante, fazendo com que o jogador pare de jogar apenas quando descobrir o passado de Sally e os moradores do prédio.

O jogo também apresenta diálogos bem desenvolvidos e marcantes, tornando a experiência mais divertida e aproximando ainda mais os jogadores. Apesar da temática do jogo ser extremamente pesada, ele apresenta de forma leve já que cada personagem possui sua característica própria.

O jogo possui 59 personagens ao todo! Conheça os principais abaixo:

  • Sal Fisher
  • Larry Johnson
  • Todd Morrison
  • Ashley Campbell
  • Travis Phelps

Agora que você já conheceu um pouco da história, chegou a hora de se aprofundar da parte técnica!

O que irá acontecer em Sally Face?

Personagens marcantes

O jogo surpreende com os personagens secundários e faz com que eles se tornem ainda mais interessantes de acordo com cada diálogo. Cada personagem é único, com diálogos marcantes e uma história emocionante que irá surpreender e chocar após algumas descobertas sinistras. Além disso, a desenvolvedora foi capaz de nos aproximar dos personagens e torná-los inesquecíveis, ou seja, podem passar dias, meses e anos, que nunca esqueceremos quem eles são.

Logo no início eles já nos surpreendem, diferente de outros títulos que acabam demorando para desenvolver a história de cada personagem.

Diálogos relevantes e reflexivos

Sally Face é um jogo completo e que faz o jogador refletir sobre a vida, problemas familiares e até mesmo sobre a depressão. Muitos momentos podem ser um tanto quanto melancólicos por conta dos diálogos de personagens que se arrependem de não terem feito algo no passado ou para mudar aquilo que poderia ter sido diferente. Larry é um exemplo claro de como o desenvolvedor empregou a sensação de melancolia e tristeza. Felizmente, podemos interpretar cada personagem de diversas formas, sendo elas de forma positiva ou negativa. Tenho certeza que você será capaz de assimilar estes momentos após jogar. Sem dúvidas, Sally Face é muito bem desenvolvido e fará com que você se apaixone logo após os 5 minutos de gameplay.

Diálogos relevantes e capazes de mudar tudo

Um point and click diferenciado

Apesar de seguir a mesma premissa de outros Point and Clicks, Sally Face se destaca com alguns minigames adicionados através de seu Gear Boy (Game Boy de Sal que revela espíritos). Tenha em mente que o jogador entrará no videogame de Sal e concluirá missões em outra perspectiva, trazendo uma variedade de minigames, sem tornar repetitivo ou cansativo. Caso você não saiba, os minigames consistem em encontrar caminhos para avançar, esquivar de inimigos, passar por salas cheias de espinhos no chão e outras variedades que não irei falar por aqui para não estragar a imersão do jogador. Abaixo você irá conferir um dos minigames disponíveis:

Utilize seu Gear Boy e revele coisas sinistras!

A história será contada com Flashbacks

Em diversos momentos do game, retornamos ao passado de Sal para descobrir coisas bizarras e que nem mesmo o garoto se lembrava. Com este retorno na história, fica claro sobre a morte de sua mãe e o motivo do rosto de Sally ser daquela forma. Eu garanto que você irá surpreender com algumas revelações do passado de sua família e sua possível condenação. Será que Sal conseguirá carregar este peso? Isso só depende de você!

Você quer mesmo descobrir o que aconteceu?

O passado e o futuro se conectam em Sally Face

Para que o jogador conheça um pouco mais sobre a vida de Sal, será necessário que ele investigue todos os cantos possíveis do jogo. Podemos revelar pistas do passado coletando informações através do mapa ou minigames liberados pelo seu Gear Boy. Vale ressaltar que é de extrema importância coletar o máximo de informações possíveis para o melhor entendimento de Sally Face.

Isso realmente existiu no passado?

Jogabilidade

A jogabilidade é leve e fluída, sem tropeços com comandos de botões e puzzles espalhados pelos locais do prédio, escola e outros ambientes. Trata-se de ir de um ponto para outro, coletando informações de personagens, fantasmas e “amigos” que encontramos nesta jornada.

Aproveite ao máximo a história do game

O jogo possui controles básicos e isso faz com que poucos botões sejam utilizados para evitar confundir o jogador e tornar a história ainda mais interativa.

Puzzles fáceis

Não pense que os puzzles fáceis iriam estragar a imersão do game! O título tenta focar na história sem “prender” o jogador e dificultar a sua vida. Este é sem dúvidas um dos fatores que faz Sally Face se tornar um Point and Click diferenciado dos anteriores presentes no mercado.

Desenhos incríveis feitos à mão

O jogo foi totalmente desenhado à mão por um único desenvolvedor e é sem dúvidas um dos desenhos mais bonitos de jogos Indie já criados! Não é exagero falar sobre o capricho insano colocado na obra. Os desenhos surpreendem já que ambos ganham vida, principalmente no design de cada fantasma que encontramos com nosso Gear Boy durante a gameplay. Gostei tanto dos fantasmas que acabei reparando em toda sua construção e detalhes no corpo. Tenho certeza que você irá passar mais tempo observando estes detalhes do que jogando.

Estes desenhos são lindos não é mesmo?
Fantasmas “lindos”

Essa é a prova de que jogos Indie podem surpreender ainda mais do que AAA’s de grande orçamento e com valor cheio para venda no mercado.

Jogo legendado em PT-BR

O que eu ainda acho engraçado são empresas grandes recusarem legendas em PT-BR para o nosso país. Sally Face é sem dúvidas um dos maiores exemplos, já que o título foi desenvolvido por apenas 1 única pessoa! O Brasil só tem a agradecer por toda a competência mesmo sendo um projeto pequeno como este.

Trilha sonora deixou a desejar

Confesso que este é o único ponto do game que me decepcionou um pouco! A trilha sonora em muitos momentos acaba se tornando cansativa por conta de toda sua repetição. Um exemplo disso é o 5° andar que mantém sempre a mesma trilha, sem alternar com variações de som ambiente. Pode parecer besteira mas sempre que eu frequentava o local, já ficava preparado para o susto ou prevendo aquilo que iria acontecer.

Vale MUITO a pena jogar Sally Face!

Não restam dúvidas que Sally Face é um dos indies mais divertidos dos últimos anos! A narrativa, personagens e escolha artística do desenvolvedor fizeram com que o game se torne revolucionário e marcante daqui alguns anos. Felizmente o projeto se tornará ainda mais conhecido com a chegada nos consoles da nova geração. Todos os detalhes colocados no título fizeram a diferença e destacaram ainda mais o jogo desde 2016. O port ficou incrível e seu desempenho manteve intacto, seja na parte técnica ou até mesmo visual. O valor de Sally Face pode ser um tanto quanto convidativo para os usuários comprarem no PC! Se você é fã de fazer 100% nos jogos, com certeza não deixará Sally de lado. Bom… agora que você chegou até aqui, o que está esperando para comprar Sally Face? Garanto que você irá se apaixonar assim como eu me apaixonei jogando!

9.6Pontuação do especialista
Obrigatório

Sally Face chegou para inovar o gênero Point and Click e provar que jogos Indie de terror e suspense ainda brilham no mercado.

História
10
Jogabilidade
10
Gráficos
10
Desempenho
10
Trilha Sonora
7.5
Fator Replay
10
Pontos Positivos
  • Narrativa marcante
  • Personagens bem desenvolvidos
  • Diálogos carregados de emoção
  • Momentos de muita reflexão
Pontos Negativos
  • Trilha Sonora repetitiva

Informações adicionais

  • O jogo já está disponível para todas as plataformas
  • Jogo Single Player
  • Pode abordar temas sensíveis

Compre aqui

Blog Desconto em Games

Escrever
Notificação de
2 Comentários
Antigos
Novos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
Edward_Destan

Caramba, parece ser muito bom mesmo, eu amo esse gênero de jogo Point’n’Click ainda mais com elementos de terror com esses design creep, amei demais.

Edward_Destan

Zerei Sally Face e que experiência incrível, que história boa, personagens, amei demais, de fato o ponto mais baixo do jogo é sua trilha sonora que é um loop, deixa cansativo demais depois de algum tempo, de resto o jogo me prendeu do início ao fim.

Desconto em Games
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0
RECEBA PROMOÇÕES NO SEU CELULAR
Shopping cart