Review | Resident Evil 4 VR (Oculus Quest 2)

Em abril de 2021 fomos surpreendidos com a notícia de Resident Evil 4 VR durante a apresentação do evento Resident Evil Showcase. Uma surpresa e tanto para os amantes da franquia, além de ser considerado o melhor Resident Evil já feito. Infelizmente a Realidade Virtual está muito distante de nós brasileiros, dificultando o acesso ao jogo, disponível apenas para o Oculus Quest 2, da gigante Facebook. Lançado no dia 21 de outubro, o jogo já vem arrancando inúmeros elogios dos entusiastas e especialistas.

Agora que falei um pouquinho sobre o jogo, chegou a hora de colocar em prática, então vamos para a Review!

Apesar do jogo ter sido lançado em 2005, pode ficar tranquilo(a) que esta análise será totalmente livre de Spoilers.

Embarque no clássico Resident Evil 4 mas desta vez sinta-se dentro do jogo

O que é Resident Evil 4

Resident Evil 4 é um jogo de survival horror em terceira pessoa produzido pela Capcom, batendo recordes estrondosos de vendas. O jogo se passa após os acontecimentos de Raccoon City, onde Leon recebe a missão de salvar a filha do presidente (Ashley Graham) que foi raptada por uma seita conhecida como Los Iluminados. Óbviamente as coisas não seriam nada fáceis graças a uma mutação que está no organismo dos moradores mais conhecido como Las Plagas, transformando assim em verdadeiras aberrações da natureza. Osmund Saddler é o grande mentor do sequestro de Ashley e o famoso sacerdote do culto de Los Iluminados. Viva uma experiência única e traga a filha do presidente com segurança a todo custo.

Pode ser uma imagem de texto
Relembre cada momento do clássico que marcou gerações

Viva na pele de Leon Scott Kennedy em Resident Evil 4 VR

Eu arrisco a dizer que Resident Evil 4 VR é um dos jogos mais realistas e legais que tive o prazer de jogar em Realidade Virtual. O jogo te disponibiliza uma câmera em primeira pessoa na qual conseguimos visualizar o ambiente completo, além de nossas armas, tesouros coletados e itens especiais. Conseguimos recarregar a arma pegando o pente que fica no coldre, além da novidade de usar a faca enquanto está com a pistola equipada, fazendo com que 2 armas possam ser usadas ao mesmo tempo.

Pode ser uma imagem de ao ar livre
Agora é possível utilizar 2 armas ao mesmo tempo

É assustador quando um inimigo chega próximo de você para te atacar, fazendo com que o jogador entre em desespero e gaste todas as balas até matar a aberração. Eu imagino também que você deve estar se perguntando como funciona as lutas de chefe e devo dizer que ele funciona igual ao jogo anterior. Inimigos gigantes tentam te atacar, além de se aproximarem de você te deixando cada vez mais nervoso. Eu queria que mais pessoas pudessem jogar Resident Evil 4 VR para entender e sentir essa experiência única que apenas jogos em VR podem proporcionar.

Ashley continua irritante (dessa vez em VR)

LEEEEEEOOOON, HEEEEELP! Eu tenho certeza que você lembra dessa frase!

A filha do presidente passou por uma reformulação, facilitando os comandos que Leon poderia fornecer para ela se esconder ou fugir. É muito mais fácil e prático controlar Ashley agora! A essência continua a mesma com algumas melhorias.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Apesar das melhorias, Ashley sempre será irritante

O que era bom ficou ainda melhor em Resident Evil 4 VR

O jogo não sofreu nenhuma alteração em relação ao original. Os puzzles são feitos com as próprias mãos do jogador, deixando ainda mais imersivo e completo. Saiba que tudo ficou ainda mais real e não é recomendado caso o jogador tenha problemas cardíacos ou afins, pois em alguns momentos é possível que sustos aconteçam involuntariamente com um inimigo atrás de você. O jogo é muito real ao ponto de te prender por horas (até onde sua bateria aguentar) e explorar novas áreas que não eram possíveis no game original.

Revisite lugares marcantes e já conhecidos como a igreja onde resgatamos a Ashley

Jogue de pé

O jogo permite que você jogue de pé ou sentado e garanto que para uma melhor experiência de movimentação de câmera e personagem o melhor a se fazer é jogar em uma área grande e livre para não esbarrar nas coisas.

Enjôo

Em alguns momentos do jogo senti um leve enjôo, o que já é comum para usuários novos e velhos do VR. O jogo te dá a opção de controlar Leon através do analógico, fazendo com que o jogador movimente totalmente a câmera ou através da movimentação por teleporte, feita para pessoas que sofrem do famoso “Motion Sickness”.

A famosa luta contra o Del Lago me causou um certo desconforto devido a velocidade das cenas

Carregue suas armas!

O mais legal de jogar Resident Evil 4 VR é o acesso total de suas armas, desde atirar, até carregar com a munição presente no coldre. Além disso, é possível usar a luneta da Sniper e até mesmo da RPG. A experiência de carregar é única e faz com que o jogo se torne cada vez melhor.

Um exemplo de como podemos interagir com todas as armas do jogo

O Mercante

O famoso e misterioso vendedor está de volta no jogo e dessa vez para fazer um upgrade em sua arma, é necessário colocá-la na bancada e ver a magia acontecer. A loja sofreu uma grande mudança onde podemos ver a maleta, armas e nosso dinheiro de maneira diferente. Você irá conferir o vídeo de como ficou abaixo:

Demonstração de como ficou o upgrade e a nova maleta

Censuras

Muitos jogadores recordam de algumas falas e “cantadas” de Leon que não estão mais presentes no game, além de olhar por baixo da saia de Ashley que não está mais disponível. O maior problema de todos esses cortes é que o modo Mercenaries e Assignment Ada não estão mais disponíveis, o que se tornava uma grande adição ao game.

Jogo ESSENCIAL para usuários de VR!

Como eu havia mencionado anteriormente, a tecnologia de Realidade Virtual ainda está muito distante do povo brasileiro, principalmente o Oculus Quest 2 que hoje em dia custa na média de R$2800,00 podendo chegar até R$5000,00. Gostaria que todos pudessem usufruir e jogar o melhor jogo de Realidade Virtual até hoje (minha opinião). Caso você já possua um, recomendo totalmente a compra de Resident Evil 4 VR. Infelizmente o jogo é vendido apenas na loja do Quest custando 40 dólares, porém, este é um dos poucos jogos que recomendo adquirir no valor que ele custa. Compre sem medo e se divirta com amigos e família, tenho certeza que todos irão amar essa experiência única!

Caso você já seja o dono de um Oculus Quest 2, clique aqui para comprar o jogo!

Apaixonado por Games há 24 anos e fanático por Resident Evil. Radialista e atualmente Streamer na plataforma roxinha! Você pode entrar em contato comigo pelo Twitter: @gspetri

1 Comentário
  1. Parabéns pela análise GS, muito boa.

    LEEEOOOON HEEEEELLLPP

Deixe uma Comentário

Desconto em Games
Logo
Registrar Nova Conta
Redefinir Senha
RECEBA PROMOÇÕES NO SEU CELULAR
Shopping cart