Review | Grand Theft Auto: The Trilogy – The Definitive Edition (PS5)

É com uma imensa dor no coração que faço essa review sobre um jogo que marcou gerações, além de deixar todo o legado da Rockstar Games marcado na indústria dos games. Bom… talvez o que você vá ler aqui não será muito agradável mas infelizmente é necessário. Após diversos rumores, Grand Theft Auto: The Trilogy – The Definitive Edition foi lançado e no dia 11 de novembro chegou a todos os consoles, incluindo o Nintendo Switch. Uma surpresa para todos que esperavam um Remaster digno de uma empresa que respeita seu consumidor. Antes de começar, precisamos falar o que cada termo representa:

  • Remaster – processo de melhoria de gráficos e texturas de um game ou filme, tratando de uma qualidade gráfica melhor sem alterar em nada o jogo
  • Remake – o jogo inteiro é refeito com base em seu jogo original, podendo mudar os gráficos, atualização de jogabilidade e até uma reimaginação da obra

Foi aí que muitas pessoas se enganaram acreditando que o jogo seria um Remake, porém a Rockstar já havia confirmado que se tratava apenas de um Remaster. Infelizmente esse Remaster é uma vergonha e você já vai descobrir o porquê.

Pode ficar tranquilo(a), esta Review será completamente livre de Spoilers!

Todos nós já sabemos o que é GTA

Pode parecer um título chamativo mas todos nós sabemos do que se trata quando falamos de GTA. A trilogia conta com Grand Theft Auto: III, Grand Theft Auto: Vice City e por fim o mais conhecido e amado pelo público, Grand Theft Auto: San Andreas.

  • Grand Theft Auto: III foi lançado no dia 22 de outubro de 2001
  • Grand Theft Auto: Vice City foi lançado no dia 27 de outubro de 2002
  • Grand Theft Auto: San Andreas foi lançado no dia 26 de outubro de 2004

As modelagens bizarras

Cada personagem do game foi refeito, além da adição de dedos nas mãos que tornou ainda mais bizarro a situação. Confira abaixo alguns exemplos de NPC’s e personagens principais:

Os 3 protagonistas da trilogia

O jogo todo notamos o realismo em seus cenários, porém os personagens quebram essa visão se tornando algo cômico.

Bugs, bugs e mais bugs

Como se não bastassem os problemas anteriores, o pior está por vir. O jogo consegue ficar mais quebrado do que já era desde a época do PlayStation 2, com bugs que podem atrapalhar na progressão das missões ou até mesmo situações hilárias como personagens flutuando e carros explodindo. Durante a live no canal da twitch.tv/republicadg presenciamos diversos bugs que se tornaram extremamente engraçados, não apenas em San Andreas, mas em todos os GTA’s da trilogia.

O rosto de CJ sumiu, deixando ele completamente deformado
OG Loc preso no corpo de CJ

300/320 reais

Além dos valores exorbitantes cobrados nas versões de console, o jogo não pode ser comprado separadamente, te obrigando a adquirir os 3. Uma falta de respeito tremenda com o consumidor pois logo que baixamos o jogo no console, eles são divididos em 3 downloads. A empresa também removeu a trilogia antiga, ou seja, caso você queira jogar a versão antiga não será mais possível. Comprar um produto que não mudou absolutamente nada faz repensar toda aquela credibilidade que tivemos pela Rockstar.

Vale a pena pagar por pequenas mudanças?

Uma verdadeira mentira

Quando entramos no site da Rockstar, podemos ver a seguinte mensagem:

Três cidades icônicas, três histórias épicas. Jogue a clássica trilogia original de Grand Theft Auto que definiu o gênero – Grand Theft Auto III, Grand Theft Auto: Vice City e Grand Theft Auto: San Andreas – atualizada para a nova geração com diversos aprimoramentos, incluindo melhorias incríveis na iluminação e no ambiente, texturas de alta resolução, distâncias maiores de renderização, controles e mira no estilo de Grand Theft Auto V e muito mais, dando vida a esses mundos aclamados com um nível de detalhe inédito.

Isso é mentira, pois o jogo sequer recebeu controles e miras no estilo GTA V. O sistema de mira permanece o mesmo dos jogos antigos e até pior do que já era.

Modos de jogo em Grand Theft Auto: The Trilogy

Podemos selecionar 2 modos de gráficos, sendo eles:

  • Modo fidelidade melhora as texturas e iluminação, porém o jogo roda a 30 FPS
  • Modo desempenho reduz as texturas e iluminação, porém o jogo roda a 60 FPS

É inadmissível um jogo antigo como este rodar apenas a 30 FPS no modo fidelidade. Isto só prova o como a Groove Street Games foi preguiçosa ao produzir este remaster.

Modo fidelidade e modo desempenho podem ser ativados

A névoa de GTA San Andreas

Fui obrigado a citar isso porquê realmente é horroroso! A névoa em San Andreas foi removida e quando estamos voando de avião conseguimos ver toda a cidade, dando a impressão de que ela é extremamente pequena. Não consigo entender o motivo da remoção mas ficou muito estranho.

Agora podemos ver toda a cidade

A chuva de Grand Theft Auto: The Trilogy – The Definitive Edition

Outro ponto que podemos reclamar é a chuva, na qual atrapalha 100% da visão do jogador, tornando-se um verdadeiro incômodo pois parece uma chuva espessa.

A chuva impossibilita a visibilidade

Músicas removidas

Sabe aquela música que você tanto ama escutar enquanto dirige? Esqueça, pois ela pode ter sido removida. Eu fico chocado com o que fizeram com as melhores músicas do jogo. Tenha em mente que nem todas elas podem aparecer mais nas rádios.

Os diálogos não foram arrumados

Sabe aquele som estranho e “chiado” das versões antigas? Eles não foram refeitos, dando um ar de som abafado e baixo, o que pode atrapalhar muito durante sua jogatina.

Nem tudo é ruim em Grand Theft Auto: The Trilogy – The Definitive Edition

Apesar de todas estas críticas, a Groove Street Games nos entregou legendas em PT-BR em ambos os jogos (não era mais do que obrigação), facilitando totalmente o entendimento da história para o jogador. Além desta inovação, o jogo também recebeu a “roda de armas” e “roda de rádios” no estilo GTA V.

A famosa “roda de armas”
A famosa “roda de rádios”

Pode parecer bobo mas para muitos o sistema de checkpoint nas missões pode ter sido útil para não se tornar algo tão repetitivo.

Grand Theft Auto: The Trilogy – The Definitive Edition ainda tem salvação?

7 dias após seu lançamento e sequer recebemos atualizações nos consoles ou novidades através do Twitter oficial da empresa sobre melhorias de desempenho do jogo. Durante a live, o jogo crashou em torno de 3 vezes, tendo que reiniciar para que fosse possível dar continuidade.

Jogo crashando durante a live

É de se esperar que logo a empresa resolva todos estes problemas que acontecem ao jogar. Isso só faz com que mais e mais pessoas desistam de adquirir o jogo por ter se tornado uma chacota na internet.

Podemos baixar no Game Pass

A maior vantagem até o momento é adquirir o jogo Grand Theft Auto: San Andreas através do Game Pass caso você seja um assinante. É possível jogar a campanha completa do game sem precisar pagar 300 reais. Infelizmente os outros 2 não fazem parte do serviço mas quem sabe um dia eles possam aparecer por lá.

NÃO vale a pena comprar Grand Theft Auto: The Trilogy – The Definitive Edition

Não tenho muito o que falar sobre a trilogia, apenas recomendar para o jogador não adquirir o game agora. Como fã da franquia e após fazer o 100% de todos os GTA’s em TODOS OS CONSOLES (sério, em todos mesmo) recomendo passar longe deste show de horrores. Fica aqui minha review de forma sincera e triste por falar mal dessa obra de arte que um dia já foi marcante e hoje é apenas um projeto preguiçoso de uma empresa maravilhosa como a Rockstar. Infelizmente devemos ficar mais atentos com os futuros lançamentos e remasters para não se decepcionar ou gastar uma fortuna com um jogo ruim. Se mesmo assim você ainda pretende adquirir o jogo, saiba que os problemas ainda permanecem no jogo e não há previsão de ser corrigido.

Clique aqui para adquirir o jogo

Apaixonado por Games há 24 anos e fanático por Resident Evil. Radialista e atualmente Streamer na plataforma roxinha! Você pode entrar em contato comigo pelo Twitter: @gspetri

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Desconto em Games
Logo
Registrar Nova Conta
Redefinir Senha
RECEBA PROMOÇÕES NO SEU CELULAR
Shopping cart