Desconto em Games

Review | FixFox (Steam)

Review da versão de Steam do jogo FixFox

FixFox é mais um jogo recente protagonizado por uma raposa antropomórfica – mas diferente de Tunic e seus visuais 3D referenciando os Zeldas clássicos, FixFox me pareceu um jogo mais próprio, uma ode a exploração e momentos mais calmos. 

Basicamente, no controle da protagonista Vix, você explora ambientes coloridos e vivos e vai arrumando diferentes máquinas em uma ambientação sci-fi – ao mesmo tempo que, de alguma forma, o jogo parece também tentar sempre te deixar confortável e feliz – e explicamos tudo em nosso review a seguir:

FixFox é simples mas eficaz

Captura de Tela/Dácio Augusto

FixFox se passa no planeta Karamel, em que Vix explora vários detalhes do ecossistema enquanto conhece habitantes e faz pequenas missões para eles – todas que geralmente envolvem ela utilizar seus conhecimentos mecânicos sobre tecnologias retrô para arrumar os dispositivos.

Ao mesmo tempo, Vix vai despertando o interesse do jogador sobre esse planeta, que por algum motivo teve, anos antes, ferramentas banidas por uma espécie de culto – o que faz com que em certos momentos de exploração um sentimento de ansiedade e desespero quebrem o ritmo confortável, por medo de algo que esteja pronto para pegar e assassinar a protagonista. 

Por conta desse culto, Vix não pode utilizar suas ferramentas comuns – mas isso não importa, já que o jogo trata ela como uma Macgyver, em que qualquer coisa aleatória no cenário pode ser utilizada como algo para consertar dispositivos – incluindo bananas. 

E o jogo segue esse ritmo de exploração, encontrar itens, arrumar dispositivos e fugir do culto constantemente. Em certos momentos, o ritmo muda, permitindo que Vix troque itens com alguns personagens para melhorar as possibilidades de arrumar aparelhos, e a personagem também é recompensada ao ajudar os habitantes do planeta, com objetos muitas vezes menos comuns e que possam resolver problemas de maneira mais ágil. 

Desafio na medida certa

Captura de Tela/Dácio Augusto

O detalhamento acima poderia, porém, induzir um problema sério no jogo: como utilizar cada ferramenta de maneira funcional. Mas FixFox foge disso de maneira simples: Karamel é dividido em acampamentos, e cada um deles tem o Oracle, um profeta mecânico que explica ao jogador o uso dos itens que podem ser adquiridos naquela área, de maneira simples e eficaz.

Essas descrições não estragam os puzzles por serem simples e só explicarem como as ferramentas podem ser utilizadas. Na verdade, elas servem muito mais como um norte, algo como saber usar uma fórmula matemática mas ainda ter que pensar para saber como utiliza-lá em um problema mais complexo -e é essa situação em que o jogador tem que considerar e respirar que faz o jogo se destacar tanto. 

No fim, nas cerca de 10 horas que gastei com o jogo na campanha, explorei Karamel inteiro, e enquanto o gameplay é o que mais brilha, o jogo também faz um esforço para apresentar uma história interessante, inclusive trabalhando motivos para a existência de animais humanoides.

Captura de Tela/Dácio Augusto

A linearidade também não é um problema, já que cerca de duas ou três vezes durante a campanha fiquei perdido: e nesse meio tempo, minha solução foi procurar as missões secundárias do planeta, divertidas e mais simples e que muitas me recompensavam com peças que poderiam facilitar a solução do problema principal. 

Em todo momento o jogo então parece um relógio com as engrenagens funcionando de forma sútil e bem lubrificada. Não sentia gorduras no jogo, e tudo que eu precisava fazer fora do ritmo principal parecia suficientemente recompensador para eu não pensar um “putz”. 

Conclusão

9Pontuação do especialista
Fantástico

Um jogo confortável e importante no meio de títulos que seguem por caminhos contrários

Abrindo um lado mais pessoal, a cópia de review de FixFox chegou em um momento um tanto sensível para mim: meus pais estavam enfrentando problemas de saúde severos, que fez por alguns momentos eu pensar que poderia perdê-los.

No desespero inerente dessa situação, FixFox me ajudou e me distraiu e me fez me sentir em um lugar acolhedor. Sei que falamos muitas vezes em títulos AAA que videogames precisam fazer seus jogadores experimentar emoções, mas às vezes é bom que elas sejam algo mais simples e singelo, um simples “tudo vai ficar ok”

Por uma carga emocional talvez um pouco maior do que de outros jogadores, FixFox ficou extremamente marcado para mim. E é com isso que eu recomendo ele sem a menor sombra de dúvidas. 

Tags:

Escrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
Desconto em Games
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0
RECEBA PROMOÇÕES NO SEU CELULAR
Shopping cart