Review | F1® 2021 (PS5)

Após a Electronic Arts confirmar a aquisição da Codemasters (estúdio desenvolvedor de Fórmula 1), fez as expectativas aumentarem. Principalmente pelo fato do estúdio perder a questão de gestão do jogo e colocar a EA como responsável daqui para frente. Portanto a partir desta edição atual de F1 2021, a companhia detentora de diversos jogos de esportes estará responsável novamente pela franquia de automobilismo.

Apesar de muitos terem ficado preocupados com o futuro da franquia após a companhia assumir, acredita-se que tornou-se um ponto positivo para o jogo. Considerando que em muitas edições anteriores, a Codemasters não havia conseguido adicionar muitas novidades e todas as edições pareciam mais do mesmo. Com a chegada da EA, foram adicionados alguns novos modos de jogo como por exemplo: O Ponto de Frenagem (História), MyTeam em dupla local entre algumas outras novidades.

Trailer oficial do F1 2021

Ponto de Frenagem (História)

Adicionado a franquia de automobilismo como uma das grandes novidades desta edição (2021), acredita-se que a EA tenha acertado em cheio. Apesar de o enredo da história contada em espécie de um documentário, toda narrativa ficou excelente e muito objetiva, mesmo sendo curta. Porém o mais importante trata-se do jogador conhecer um pouco dos bastidores da Fórmula 1 e sobre como um jovem piloto inicia-se no ramo. Principalmente após conhecer pela frente o seu rival ou vilão da história, chamado Devon Butler.

Neste novo modo o jogador irá passar-se pelo papel de Aiden Jackson, um jovem piloto carismático da F2 que enfrentará diversos problemas em sua carreira. Após subir para F1, Jackson terá a oportunidade de escolher em qual equipe começará sua jornada. Portanto dentre as equipes que poderão serem selecionadas pelo jogador temos como por exemplo:  Alfa RomeoAlphaTauriAston MartinHaas e a Williams.

Após ingressar em uma das equipes escolhidas pelo jogador, o protagonista terá Casper Akkerman como seu colega de equipe. Segundo como explicado durante a história, o piloto Akkerman tem um perfil veterano e determinado a conseguir quaisquer desafios. Entretanto nos momentos difíceis contará com o apoio de sua esposa Zoe Akkerman para lidar com a pressão dos bastidores da Fórmula 1.

Aiden Jackson passará por problemas internos com seu companheiro de equipe

Sonoplastia

O áudio geral do jogo e principalmente dos motores dos carros continuam mantendo uma performance muito boa e bem próxima do realismo. Embora nos outros jogos da franquia a parte sonora já tenha dado uma imersão muito grande ao jogador, o uso do áudio 3D da nova geração tornou-se a experiência ainda melhor para o piloto virtual.

O uso do DualSense do PS5 ainda trouxe a facilidade de receber os comandos de voz do engenheiro pela saída de áudio do controle. Portanto, não esqueça de aumentar o volume do seu controle para ouvir as recomendações durante a corrida.

Gráficos

Apesar de não termos vistos muitas mudanças na parte visual do jogo em outras versões, podemos notar que neste novo título tivemos uma melhoria gráfica considerável. Aproveitando do poder de hardware do novo PlayStation 5 e Xbox Series X|S, a Codemasters trouxe dois modos de qualidade para o jogador escolher.

No primeiro modo o jogador ira usufruir de uma alta resolução (4K) e um desempenho estável (60FPS), já na outra alternativa, contamos com um desempenho superior. Embora seja preciso reduzir a qualidade de resolução para 1440p, o mais novo título de F1 chega a 120FPS neste modo.

Além disso, não podemos deixar ressaltar o refinamento feito nas texturas de asfalto, e principalmente na qualidade de luz e sombra. Alguns detalhes também são vistos como por exemplo: as poças d’água durante uma corrida na chuva, ou até mesmo as peças dos carros nas pistas durante uma colisão. Entretanto algumas pistas deveriam ser ajustadas de acordo com as mudanças do circuito real.

Os gráficos estão cada vez mais realistas na nova geração

Modo MyTeam

Neste temporada 2021 o modo MyTeam trouxe como principal novidade a possibilidade de criar sua própria equipe e poder contratar quaisquer pilotos que queira levar até o campeonato mais importante da Fórmula 1. Entretanto o jogo não oferece opções para contratar os maiores pilotos da modalidade durante o inicio da temporada.

A princípio o modo não inovou o suficiente como poderia, e basicamente se repete da mesma forma que atuou no jogo anterior. Apesar de terem adicionado o modo para 2 jogadores locais, ou seja, duas pessoas jogando o MyTeam do mesmo console.

Corridas Online

Ao acessar a aba de Multijogador no Menu Principal do jogo, os jogadores poderão selecionar por corridas online em diversas sessões distintas. Muitas destas sessões possuem um host no qual será responsável pela sala e aplicará as configurações da corrida da maneira que lhe agrade. Entretanto se você for um piloto experiente, procure por salas com classificação ativada, ou seja, contendo um sistema de ranking.

Para os jogadores mais apaixonados pela modalidade, adicionaram um modo que os jogadores poderão acompanhar o cronograma real da F1 e disputar as corridas no final de semana em tempo real. Contudo, toda via, os servidores ainda apresentam instabilidade em alguns momentos, visto que pode resultar em fechar o aplicativo obrigatoriamente.

Vale a pena? Conclusão Final!

O jogo possui muitas qualidades, apesar de não ter inovado tanto, ele consegue trazer muitos modos de jogo que agrade os fãs de automobilismo. Entretanto o valor cobrado em seu lançamento possa estar um pouco elevado e talvez o mais recomendado seria aguardar uma promoção. Principalmente para quem estiver jogando em um PS4 ou Xbox One, ou seja, que não trará a melhor qualidade de resolução e performance.

F1 2021 acredita-se que atenda e divirta-se qualquer tipo de público, desde o casual até o veterano e especialista. Lembrando que nos modos off-line o jogador pode escolher o nível de dificuldade que se adeque ao tipo de jogador que você seja. Portanto não hesite em joga-lo, pois com certeza vai gerar horas de diversão com seus amigos.

OBS: Esta análise foi feita com um código do jogo para PS5 cedido pela assessoria da EA.

Jornalista & Designer Gráfico, apaixonado por Games há 25 anos.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Desconto em Games
Logo
Registrar Nova Conta
Redefinir Senha
RECEBA PROMOÇÕES NO SEU CELULAR
Shopping cart