Desconto em Games

Review | Astria Ascending (PS5)

Não é de hoje que o gênero JRPG vem se tornando cada vez mais popular e é por isso que o magnífico Astria Ascending chega para os consoles e PC no dia 30 de setembro, além de chegar no Xbox Game Pass no mesmo dia. Desenvolvido pela Artisan Studios e publicado pela Dear Villagers, o game já pode ser considerado um sucesso de vendas e vou te explicar o porquê!

Primeiramente queria agradecer pela cópia do game fornecida gratuitamente para que esta review pudesse acontecer.

Astria Ascending conta com a parceria de Hitoshi Sakimoto, compositor de Final Fantasy XII e Kazushige Nojima, no qual escreveu Final Fantasy VII Remake. O título já parece promissor desde os primeiros minutos de gameplay.

blank

Pode ficar tranquilo(a), esta review não contém spoilers, seja no texto ou em imagens.

O que é Astria Ascending

Astria Ascending é um JRPG com combates em turno 2D e uma história envolvente com temática emocional, que além de chamar a atenção, te envolve do início ao fim do game. A história de nossos 8 Semideuses se passa em Orcanon, tendo como sua principal líder Ulan, uma jovem capitã que comanda o clã dos 333 Semideuses. Ulan vem de uma família de Meryo que vive em Harmonia. Durante nossa jornada, somos apresentados a nossa equipe:

  • Alassia Malvado, especialista em magias
  • Dagmar Udasse, feiticeiro que domina todo tipo de ataque mágico elemental
  • Kress Cizel, espadachim que utiliza ataques físicos e mágicos, além de dominar todos os elementos
  • Alek Reogan, soldado especializado em ataques físicos e capaz de infligir efeitos de estado variados aos inimigos
  • Arpajo Malvado, marido de Alassia, é um ladrão que possui habilidades úteis dentro e fora de batalha
  • Eko Livelino, é um erudito, capaz de curar seus aliados e usar ataques mágicos de luz
  • Kaydin Ecnisse, é uma exploradora que domina os ataques obscuros e possui o dom de encontrar tesouros
blank
Cada Semideus possui suas habilidades para combater os inimigos

Harmelon é o fruto de Orcanon, onde unia as raças e nações, até que surgiram os Ruídos para acabar com toda a paz que ainda existia. Durante nossa trajetória, a história nos apresenta alguns flashbacks do passado que contam sobre a vida de cada personagem, além de momentos memoráveis como o recomeço, o amor e até mesmo a perda de quem amamos. A narrativa de Astria Ascending pode parecer simples mas se torna cada vez mais complexa ao longo da gameplay. O fator principal aqui e ponto positivo é justamente a forma que cada história de personagem é contada, diante do caos que o mundo está e até onde eles chegaram para se tornarem Semideuses. Embarque nessa jornada, pois tenho certeza que você nunca irá se esquecer.

blank
Nossos 8 Semideuses em busca do Harmelon, o fruto de Orcanon

Recomendações iniciais

Por se tratar de um JRPG, sabemos que o diálogo é essencial e em Astria Ascending não é diferente. Infelizmente o jogo não possui legendas em Português do Brasil e mesmo sendo fluente na língua inglesa, recomendo jogar em espanhol devido a quantidade de falas que podem ser perdidas durante a gameplay. O jogo é focado em sua narrativa e combate, então é necessário o domínio completo da língua.

blank
O domínio do inglês ou espanhol são essenciais para a narrativa

Combate

A maior parte do tempo estaremos derrotando inimigos que cruzam nosso caminho na cidade ou até em chefes que aparecem durante algumas missões de história. Vamos aprender algumas coisinhas sobre o combate:

  • Ataque, o principal movimento dos Semideuses para derrotar os inimigos
  • Habilidades, poderes que podemos usar contra os inimigos
  • Guarda, defesa que utilizamos para reduzir 20% do dano físico e mágico recebido
  • Concentração, utilizada para aumentar o dano infligido ou reduzir o tempo dos efeitos temporais usados pelos inimigos
  • Objeto, podendo usar poções de cura, éter e restauração de pontos de habilidade
  • Trocar personagem, fazendo com que possamos alterar os Semideuses para lutar contra inimigos específicos
  • Fuga, utilizada para escapar de combates, exceto fugir de chefes
blank
Diversos comandos de combate podem ser utilizados

Acessibilidade em Astria Ascending

Alguns momentos em nossa gameplay podem ser um pouco frustrantes mas isso não é um problema! Se você é novo ou tem uma certa dificuldade com JRPG’s, o jogo permite que você altere a dificuldade a qualquer hora, desde o modo fácil até o difícil, além de poder desabilitar a aparição de inimigos aleatórios espalhados pelo mapa. Confesso que algumas lutas foram tão difíceis a ponto de ter que mudar a dificuldade do jogo.

blank
A configuração de exploração ou combate podem ser ajustadas no menu de Acessibilidade

Gráficos e arte do jogo

O jogo inteiro possui artes feitas a mão, o que torna ainda mais legal a experiência. Os cenários e personagens são muito caprichados e cheios de detalhes, o que pode tomar mais algumas horas da sua gameplay apreciando as belas paisagens dentro de Orcanon.

blank
Artes feitas a mão, além de cenários e inimigos impressionantes

Trilha Sonora

Como já era de se esperar, a trilha sonora de Astria é impecável, tanto na parte do combate como nos momentos de exploração ou diálogos durante o game. Muitas vezes paramos para prestar atenção nas músicas que o game nos proporciona e ficamos emocionados. É uma experiência fantástica!

Variedade de missões

O jogo te proporciona horas e horas de diversão, que podem prolongar mais enquanto andamos por Orcanon a procura de missões secundárias que são essenciais para o progresso, desbloqueando assim novas habilidades.

Variedade de inimigos

Perdi as contas de quantos inimigos novos vi durante o jogo. Cada área, cada cenário e cada chefe do jogo são diferentes uns dos outros sem muitas repetições, tornando Astria fantástico, pois cada inimigo possui sua habilidade.

blank
Ficamos impressionados com a quantidade e variedade de inimigos que cruzam nosso caminho em Astria Ascending

Equipamentos e árvore de habilidade

Quando estamos caminhando em alguma cidade de Astria Ascending, nos deparamos com alguns baús espalhados pelo mapa e dentro deles muitas vezes podemos encontrar poções e até mesmo equipamentos como escudos, armas e diademas que são capazes de aumentar nosso ataque, defesa, agilidade e magia. Vale lembrar que também temos os pontos de habilidade (PE) que podem ser utilizados para aumentar nossos status.

blank
Árvore de Habilidades onde gastamos nossos PE para aprimorar nossos status

O mapa

Confesso que fiquei assustado com o tamanho do mapa, pela quantidade de lugares que ele possui. O jogo contém 5 cidades e 25 masmorras espalhadas com diversos portais para teleportar e usar como viagem rápida. Felizmente podemos usar o teleporte a qualquer momento sem precisar ficar voltando até determinado ponto.

blank
O mapa de Orcanon é imenso e cheio de vida

Nem tudo é perfeito

Apesar do jogo mostrar o que precisamos fazer em uma missão, podemos facilmente nos perder durante o trajeto, devido a quantidade de salas e portas que o jogo possui. Infelizmente o jogo não mostra para que lugar devemos ir, apenas lendo o objetivo da missão e mesmo assim continua difícil de se localizar. É o ponto mais irritante de Astria Ascending que me desmotivou algumas vezes de continuar jogando, além do mini mapa não ajudar no trajeto, muitas vezes até atrapalhando.

blank
Mini mapa confuso e fácil de se perder durante a gameplay

Algumas missões chatas

O jogo proporciona missões secundárias incríveis mas em alguns momentos podem se tornar um tanto quanto repetitivas ou até mesmo objetivos que aparentam ser desnecessários. Em uma missão principal, precisei encontrar um inimigo em um barril espalhado no mapa 3 vezes para poder progredir na missão, o que acabou se tornando chato pois se você errasse, os inimigos reapareciam e você entrava em uma batalha.

Tempo de jogo

Se você possui pendências em jogos anteriores, recomendo terminar tudo para começar Astria Ascending, pois a sua história principal pode levar em torno de 25 horas e se você é um caçador de troféus ou conquistas, irá gastar em torno de 70 ou mais horas para o 100%. Este é um cálculo básico, não coloquei em conta as mortes e o tempo que você perde explorando o jogo.

blank
Cada segundo em Astria Ascending vale a pena

Astria Ascending: Vale MUITO a pena jogar!

Apesar de seu grande problema com o mapa, que pode tornar desgastante, o jogo não perde seu brilho em nenhum momento. Tive uma experiência incrível com Ulan e os Semideuses em uma narrativa perfeita, que apesar de simples vai se desenvolvendo com o tempo. Prepare-se para se emocionar muito e se divertir por dias e horas. Recomendo jogar Astria Ascending se você é um fã de jogos do gênero JRPG e gosta de diálogos e longas cutscenes. Deixo claro que o domínio do inglês ou espanhol são essenciais para se envolver na trama.

Até o momento, Astria Ascending não está disponível nas lojas para comprar mas já pode ser adicionado na lista de desejos da Steam. Clique abaixo para acessar a página do game:

https://store.steampowered.com/app/1121780/Astria_Ascending/

Em breve o jogo será adicionado nas lojas dos consoles.

Escrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
Desconto em Games
Logo
blank
RECEBA PROMOÇÕES NO SEU CELULAR
Shopping cart