Desconto em Games

Review: Age of Darkness: Final Stand (PC)

Jogos de estratégia podem não ser o maior destaque da atualidade mas certamente possuem suas qualidades técnicas insubstituíveis. Um jogo que me chamou muito a atenção foi Age of Darkness: Final Stand, principalmente por sua proposta inicial parecida com o clássico They Are Billions. Lançado em acesso antecipado no dia 7 de Outubro de 2021 para PC, o título da desenvolvedora PlaySide vem se destacando cada vez mais com os fãs de um bom RTS (Real-Time Strategy). Será que Age of Darkness é um jogo inovador ou mantém sua premissa clássica como diversos outros títulos do gênero? É isso que você irá descobrir abaixo!

Um agradecimento mais do que especial para a PlaySide e a Team17 por terem fornecido a cópia do game para que esta análise pudesse acontecer!

OBS: Análise de jogo em acesso antecipado.

Save 25% on Age of Darkness: Final Stand on Steam
Nossa jornada se inicia caótica! (Foto-Reprodução Steam)

O mundo sombrio de Age of Darkness: Final Stand

O mundo conta com a sua ajuda! Chegou a hora de provar o seu valor e mostrar para a humanidade que é capaz de vencer após uma catástrofe histórica acontecer. Em Age of Darkness, uma névoa mortal está cobrindo a cidade e avançando rapidamente para finalizar com a população ainda existente. Nosso principal objetivo é fortificar nossa cidade, unir forças com um exército de guerreiros poderosos, obter recursos para criar barreiras de proteção e armadilhas.

blank
Fortificar a cidade é a principal chave para o sucesso! – Foto por Gabriel Petri (gspetri)

Mas é claro que nem tudo está perdido! O fogo e a luz são capazes de interromper este ciclo mas para isso será necessário a ajuda total do vilarejo para que todos se mantenham vivos e protegidos da névoa mortal.
Pode parecer uma tarefa simples mas o jogo conta com uma complexidade jamais vista em nenhum outro RTS, exigindo horas de atenção e comprometimento do jogador para sobreviver as terríveis noites que estão por vir. E aí? Você está preparado?

As facções

Até o momento em que esta análise foi realizada, o jogo conta com 3 facções, sendo elas:

  • The Order (A Ordem) – comandada por Edwin Everard, um campeão e veterano da guerra. A principal característica da Ordem é o alto indície de defesa presente.
  • The Rebellion (A Rebelião) – comanda por Aelis Syren, a rainha capaz de invocar guardas reais para proteger. A principal característica da Rebelião é a experiência no combate tático.
  • The Volatists (Os Volatistas) – comandada por Vizargo Oriah, o rei especializado em ataques amplos e eficiência noturna. A principal característica dos Volatistas é a agressividade em seu combate.
blank
Order
blank
Rebellion
blank
Volatists

Ambas classes de Age of Darkness: Final Stand se destacam em algo específico, tornando um combate justo e equilibrado. Mesmo testando todas as classe do game, notei que a dificuldade permanecia a mesma, sem dar aquela sensação de facilidade para o jogador.
Vale ressaltar que o jogo permanece em Acesso Antecipado, podendo trazer ainda mais classes futuramente para uma experiência inesquecível com o novo RTS.

Opções de dificuldade

Este foi um grande acerto da desenvolvedora já que muitos jogadores ainda não estão familiarizados com o gênero RTS. Este pode ser um grande momento para você que nunca testou um jogo parecido como Age of Darkness ou qualquer outro similar.

No entanto, o jogo conta com as dificuldades:

  • Easy
  • Normal
  • Veteran
  • Horrific
  • Nightmare
blank
Escolha sua dificuldade – Foto por Gabriel Petri (gspetri)

Infelizmente as dificuldades Horrific e Nightmare ainda não estavam disponíveis para testar. Convenhamos… se você é um jogador iniciante, eu tenho certeza que não vai querer jogar nestes modos (dica de amigo).
Como mencionado anteriormente, Age of Darkness é um jogo que requer tempo, concentração e paciência para lidar, podendo levar dias e até semanas para dominar o game.

A falta de um tutorial é preocupante

Apesar do jogo contar com uma única tarefa (defender a vila), os jogadores iniciantes poderão sofrer com a falta de um tutorial em Age of Darkness. Talvez essa falta seja por conta do jogo estar em Acesso Antecipado mas é algo que me deixou extremamente incomodado e preocupado, principalmente com novos jogadores que querem apenas se divertir de maneira mais tranquila e com menos complexidade. Realizei os testes na dificuldade Easy e mesmo assim o jogo não contou com um sistema de tutorial para facilitar a vida dos jogadores. Eu realmente entendo que este é um jogo extremamente complexo e demanda total atenção de cada jogador mas é essencial que uma mini explicação ou um breve resumo esteja presente em sua versão final.

blank
O jogo não conta com tutoriais, podendo dificultar a vida dos iniciantes. – Foto por Gabriel Petri (gspetri)

Para aqueles que estão acostumados com um bom RTS talvez este não seja um problema grave nem algo que afete positivamente em sua nota final. É difícil avaliar um game em acesso antecipado mas certamente isto poderá afetar em sua nota final.

A noite do pesadelo

Se você achou que apenas construir e proteger sua vila eram o bastante, eu tenho uma péssima notícia para te dar! Após o quinto dia, as coisas começam a desandar e um ataque frenético de hordas de “Pesadelos” começam a surgir. A primeira noite tudo é muito tranquilo, podendo aproveitar para construir durante o dia, reforçar tropas e proteger sua cidade com estruturas e barricadas de madeira.
É aí que o problema acaba ficando ainda maior já que será necessário derrotar a horda completa para dar continuidade no próximo dia.
Como havia mencionado anteriormente, a falta de um tutorial para os iniciantes poderá causar uma certa dificuldade para avançar e progredir na sobrevivência.

blank
O caos te espera em Age of Darkness – Foto por Gabriel Petri (gspetri)

A falta de conteúdo inicial

Se baseando em um jogo de acesso antecipado, é compreensível que os jogadores sintam que o jogo peca no conteúdo, principalmente pela falta do multiplayer (inativo até o momento). Além disso, o jogo conta com poucas estruturas para alavancar a vila e avançar ainda mais no dia-a-dia. Tenho certeza que assim que o jogo chegar ao seu estágio final, novos conteúdos irão surpreender a comunidade e motivar a jogar por mais horas!

Apesar do jogo não ter recebido uma estimativa de lançamento final, estou curioso para progredir ainda mais e ver o potencial deste RTS!

Gráficos

Não há o que dizer sobre gráficos em RTS, principalmente pela qualidade aplicada e desempenhada em Age of Darkness: Final Stand! O jogo em si prova que é lindo e há um grande potencial comparado a outros títulos do gênero. Tudo é impecável e brilhante, tornando um jogo de estratégia em algo surpreendente.

blank
Embora não seja o maior destaque, Age of Darkness surpreende com lindos gráficos! – Foto por Gabriel Petri (gspetri)

Trilha Sonora

Eu não sei quem teve a brilhante idéia de manter uma trilha sonora constante em Age of Darkness mas saiba que isso funcionou perfeitamente bem! Nem todos os jogos do gênero combinam com uma trilha sonora justamente por ser um jogo lento e que demanda muito tempo. Saiba que ao jogar você não sentirá cansaço ou vontade de abrir uma playlist no Spotify. Além disso, os efeitos sonoros estão presentes, incluindo sons de chuva, combate, a grama e muito mais! É surpreendente e impecável todo o trabalho sonoro desta obra de arte.

Vale MUITO a pena jogar Age of Darkness: Final Stand!

Age of Darkness provou o seu real poder quando o assunto são jogos de estratégia! Mesmo em Acesso Antecipado e com a falta de recursos, o jogo trouxe inovação e promete ser um grande sucesso assim que for lançado. Alguns problemas com a falta de tutorial podem ser rapidamente resolvido acompanho guias, embora muitos jogadores acabem ficando impacientes com esta alternativa. Este RTS é sem sombra de dúvidas algo único e promissor, que ficará marcado após seu lançamento oficial. Toro também para que o jogo se popularize e mantenha sua qualidade, chegando aos consoles de antiga e nova geração para que mais pessoas tenham acesso ao game.
Pude notar um grave problema para os brasileiros devido a falta de legendas em Português do Brasil, porém, precisamos reconhecer que o game continua em Acesso Antecipado e conhecendo a equipe da Team17, tenho certeza que nossa língua nativa chegará em breve!
Recomendo totalmente a compra de Age of Darkness, principalmente por seu baixo valor oferecido na loja digital Steam.

7.5Pontuação do especialista
Bom

Age of Darkness: Final Stand é uma grande promessa para o gênero RTS (Real-Time Strategy) embora conte com poucos itens e conteúdos. Mantendo este ritmo, a PlaySide será capaz de marcar história na indústria!

História
5.5
Jogabilidade
7.5
Gráficos
8
Trilha Sonora
9
Pontos Positivos
  • Trilha Sonora fantástica
  • Variedade em Facções
  • Dificuldade na medida certa
Pontos Negativos
  • Falta de tutorial poderá afastar os jogadores
  • História rasa e pouco explorada
  • Pouca variedade em itens

Desconto em Games

Escrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
Desconto em Games
Logo
blank
RECEBA PROMOÇÕES NO SEU CELULAR
Shopping cart