Desconto em Games

Review | Aeterna Noctis (PS5)

Quando falamos de jogos Metroidvania acabamos ficando com um pé atrás devido a grande quantidade de títulos lançados do mesmo gênero mas existe uma particularidade em Aeterna Noctis, capaz de mexer com o jogador. O jogo foi lançado no dia 15 de dezembro de 2021 para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC pela novata Aeternum Game Studio S.L. Você está pronto para embarcar nesta jornada épica e desafiadora? Então senta aí e se prepare para jogar!

Um agradecimento mais do que especial para a Aeternum Game Studio S.L por ter fornecido a Key do jogo de forma gratuita e antecipada.

Pode ficar tranquilo(a), esta Review é livre de Spoilers!

Obs: o jogo chegará em breve para PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch

Nossa jornada em Aeterna Noctis começa aqui

O que é Aeterna Noctis

Aeterna Noctis é um jogo Metroidvania 2D não-linear com elementos de plataforma e ação totalmente desenhados à mão. O jogo pode ser extremamente desafiador e algumas vezes pode parecer injusto mas tenha em mente que tudo que você fizer será recompensador no final. Logo no início, Caos criou o mundo de Aeterna, dando total liberdade de escolha aos humanos. Não satisfeitos, os humanos criaram 2 facções, possuindo um líder em cada uma delas:

  • Luz – comandada pela Rainha da Luz
  • Trevas – comandada pelo Rei das Trevas

Não satisfeito com essa divisão, Caos resolveu amaldiçoar os líderes, tornando a vida de cada um deles mais difícil. Após uma batalha sem fim, o Rei das Trevas perde seu trono e o jogador é obrigado a reunir o poder perdido, enfrentando criaturas inimagináveis, seres gigantes e chefes poderosos para reconquistar seu título e derrotar a Rainha da Luz.

A punição chegou aos nossos “heróis”

Apesar de Aeterna ser um jogo não-linear, você já conhece um pouco sobre a história nos primeiros minutos de game, fazendo com que o jogador entre no mundo de forma rápida e divertida.

Jogabilidade incrível

Esqueça tudo que você já jogou do gênero Metroidvania! Apesar de seguir a mesma essência de Hollow Knight, o jogo se destaca em sua gameplay fluída, onde é extremamente necessário usar suas habilidades, como o dash, pulo duplo, upgrade das habilidades e principalmente ir atrás de novas armas.

Tudo está ligado em Aeterna Noctis

Se você pensa que o combate é a parte mais desafiadora do game, você está completamente enganado! Sim, os puzzles conseguem ser mais difíceis do que o próprio combate em si. Em certos momentos do game, eu tive vontade de desistir por conta do tempo que passava em alguns deles, porém, quando conseguimos superar o desafio, a sensação de dever cumprido só aumenta. Vale lembrar também que a exploração pode ser um tanto quanto desafiadora, principalmente quando passamos por aquele trecho que levamos minutos ou até horas.

Esteja preparado para lutar contra criaturas horrorosas

Sistema de upgrade

Fazer upgrade em seus itens e personagem é altamente recomendado em Aeterna Noctis, principalmente durante a luta contra os chefes, o que pode se tornar praticamente impossível sem eles. Explore todos os cantos do mapa, para encontrar aquele item que melhor se encaixa em seu arsenal. Você também pode deixar o Rei das Trevas mais forte com os pontos de habilidade que ganhamos após derrotar um inimigo, formando uma árvore de talentos com diversas opções para fortificar nosso personagem.

Sistema de upgrade essencial em Aeterna Noctis

O jogo é injusto?

Depois de ler isso tudo, você deve estar se perguntando sobre a dificuldade, certo? Bom, então eu vou ser direto com você! Aeterna Noctis não é um jogo injusto, pois assim como todos os jogos do gênero Metroidvania, a prática leva a perfeição. A sensação de dever cumprido faz total diferença no avanço do game, mostrando que você realmente pegou o jeito e foi capaz de aprender aquilo que foi ensinado.

O jogo pode parecer injusto mas não se engane!

Seleção de dificuldade

Essa parte pode decepcionar um pouco os novatos. Durante a seleção de Novo Jogo, podemos selecionar 2 dificuldades, sendo elas:

  • Aeterna – experiência para aqueles que buscam apenas ação e exploração de forma simplificada (as conquistas serão bloqueadas neste modo)
  • Noctis – experiência mais desafiadora, contendo puzzles e inimigos mais fortes

Infelizmente no modo Aeterna, somos incapazes de desbloquear conquistas, principalmente para os jogadores viciados em fazer o 100%, porém é uma dificuldade altamente recomendada para os jogadores que não possuem experiência com o gênero.

Dificuldade pode ser escolhida no início do game

Level design e gráficos perfeitos

Desde as primeiras imagens e vídeos de Aeterna, pudemos notar o incrível level design e detalhes que foram adicionados nos mapas. Podemos nos perder inúmeras vezes indo e voltando por uma região mas isso não tira o brilho desta obra de arte. Eu tenho certeza que você irá tirar diversas fotos durante a gameplay para postar nas redes sociais ou até mesmo mandar para seus amigos.

Trilha sonora impecável

Enquanto jogava, algumas músicas do jogo ficaram na minha cabeça por horas. Até na hora de dormir a música tocava e eu sentia que precisava escutar um pouquinho mais. Foi aí que fiz uma pesquisa a fundo e encontrei o compositor Juan Ignacio Teruel Torres, com a playlist de Aeterna Noctis disponível no Spotify. A primeira coisa que fiz foi baixar todas as músicas para a playlist e devo admitir que não escutava uma trilha sonora tão marcante nos games há muito tempo. É simplesmente linda e de arrepiar, parecendo que estamos dentro do jogo.

O único problema de Aeterna Noctis

Quando joguei Aeterna Noctis, imaginei que a história e os personagens fossem comover de alguma forma mas infelizmente não foi bem isso que aconteceu. O personagem tenta ser carismático de alguma forma mas falha nesta situação, deixando muito a desejar em alguns momentos que eram para ser épicos. Isso não tira o brilho do jogo mas sinto falta de personagens marcantes e que poderiam ser mais bem desenvolvidos.

O Rei das Trevas não é um personagem tão carismático

Vale MUITO a pena jogar Aeterna Noctis!

Sem dúvidas, Aeterna consegue ser o melhor Metroidvania de 2021 com suas mecânicas desafiadoras e com uma história legal. Esqueça tudo que você jogou do gênero e tente dar uma oportunidade para ele, pois garanto que você não irá se arrepender. Para os novatos, recomendo iniciar na dificuldade Aeterna pois poderá ser um pouco frustrante, principalmente se você não é familiarizado com os games do estilo. Aeterna Noctis recebeu um reajuste no valor da Steam, fazendo com que o jogo se torne mais acessível para todo o público. Saiba que Aeterna é um jogo que pode ser repetitivo, porém, a dificuldade se torna algo prazeroso quando pegamos o jeito daquele inimigo que passamos horas lutando. Sem dúvidas, o jogo recebe a nota 9.5 por todo o conteúdo apresentado. E aí, o que está esperando para começar a jogar hoje?

Caso você tenha interesse em adquirir o game:

Escrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
Desconto em Games
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0
RECEBA PROMOÇÕES NO SEU CELULAR
Shopping cart