Desconto em Games

Comprar platinas é a nova moda na PlayStation

Comprar platinas é um dos debates mais calorosos atualmente na comunidade de caçadores de troféus. Após a popularização de empresas como Ratalaika e Eastasiasoft, muitos caçadores de longa data, respeitados até no cenário global, decidiram abandonar o hobby. Alguns anos atrás, os caçadores de troféus eram mais unidos e se ajudavam em diversos games, criando um senso de fraternidade online. Contudo, isso foi se perdendo ao longo do tempo por conta de disputas por números digitais e a prática “exploratória” de algumas empresas.

O troféu de platina, obtido ao fazer 100% da lista de troféus de um jogo, era usado para se vangloriar pelo desafio vencido. Agora, diversas empresas estão se especializando em criar jogos toscos, que parecem ter sido feitos no paint, com troféus de platina rápidos e fáceis de serem obtidos. O problema se torna ainda pior graças ao sistema arcaico da PlayStation em comercializar o mesmo jogo só que de maneira independente em cada região. Isto acaba gerando stacks do mesmo game, impulsionando o comércio ilegal de games/aluguel de contas.

Vídeo reúne diversos jogos que podem ser platinados em até 2 minutos

Sim, caçar troféus é algo completamente opcional, contudo, esta prática atual gera consequências para todos os jogadores. A PS Store (e a da Xbox também) está sendo inundada por jogos bizarros feitos exclusivamente para conceder troféus de maneira rápida e fácil. A apuração de conteúdo por parte da PlayStation deveria ser muito melhor do que o que acontece hoje. Outro ponto, como citei acima, é que a prática acaba incentivando o comércio ilegal de contas e jogos. O problema está se agravando e a PS parece não ter nenhuma vontade em solucionar o mesmo, muito pelo contrário.

Em diversos momentos podemos ver muitos desses jogos entrando em promoção. Em suma, existe até mesmo um certo incentivo por parte da PS em comercializar estes games. Por fim, mas não menos importante, a prática tem destruído comunidades que eram bastante engajadas e que espalhavam união e positividade num meio onde a toxicidade costuma reinar.

Como solucionar o problema da compra das platinas?

Vale mencionar que os mesmos jogos estão sendo publicados na Xbox, logo, não é um problema exclusivo da PlayStation. O que muda é que estes títulos não possuem stacks no console da Microsoft, diminuindo o impacto negativo nas comunidades. O que as empresas podem fazer para solucionar o problema:

  • Melhorar a apuração de conteúdo, aprovando apenas jogos que realmente são jogos e que respeitam o dinheiro do consumidor.
  • Esta solução diz respeito exclusivamente à PlayStation: já passou da hora de mudar o sistema arcaico de trava de regiões. Isto ajudaria a eliminar os stacks desses jogos.

Eu me considerava um trophy hunter, mas, após 702 platinas obtidas em 5 anos, decidi abandonar o hobby. Não estava mais sendo divertido e o vício por “números” acabou impactando negativamente minha relação com jogos e o ato de jogar em si. É claro que, assim como eu, outros jogadores podem e devem tomar a decisão por si só, afinal, é a vida e o tempo de cada um. Contudo, acredito que as empresas também possuem uma parcela de responsabilidade e podem atuar para extinguir ou diminuir o problema.

Filtrar conteúdos com cuidado e manter as comunidades engajadas e colaborativas deveria ser um papel obrigatório de toda empresa do meio.

Escrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
Desconto em Games
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0
RECEBA PROMOÇÕES NO SEU CELULAR
Shopping cart