Desconto em Games

Atari completa 50 anos hoje!

A Atari completou hoje (27) seu aniversário de 50 anos! A empresa foi fundada originalmente em 27 de Junho de 1972 por por Nolan Bushnell e Ted Dabney, tornando um marco histórico e dando continuidade aos consoles com o passar dos anos. Embora a empresa tenha descontinuado o console, seu legado ficou marcado já que a empresa Infogrames anunciou que pretendia dar continuidade a marca Atari, tornando apenas em 2009 a Atari SA.

A história

A empresa recebeu o nome de um movimento no jogo de tabuleiro japonês Go. No jogo, ‘atari’ significa que as pedras de um jogador correm o risco de serem tomadas pelo oponente.

Bushnell e Dabney já haviam lançado o Computer Space, o primeiro videogame de arcade comercial, em 1971. No ano seguinte, a dupla montou a Atari e contratou o engenheiro de design Al Alcorn, que então projetou o Pong, o primeiro videogame de sucesso comercial.

A empresa também foi responsável pelo VCS (mais tarde renomeado como Atari 2600), um console inovador que trouxe videogames para muitos lares pela primeira vez.

Tal foi o sucesso do VCS que o mercado ficou saturado de jogos, muitos dos quais de baixa qualidade. Isso, combinado com alguns grandes desastres publicados pela Atari, como ET e Pac-Man, significou que o VCS foi o principal responsável pelo ‘crash’ do videogame norte-americano de 1983.

Embora a indústria de jogos na América do Norte acabasse se recuperando do crash, a empresa nunca o faria totalmente e, embora continuasse a lançar mais jogos e sistemas, nenhum jamais atingiria as alturas inebriantes do VCS.

blank

O Atari 5200, 7800, Lynx e Jaguar tiveram níveis de sucesso modestos a baixos. O computador doméstico Atari ST se saiu melhor, mas foi superado pelo seu principal rival, o Commodore Amiga.

A marca Atari foi adquirida inúmeras vezes ao longo dos anos. Desde a sua criação em 1972, diferentes elementos das divisões de computadores domésticos, consoles e fliperamas da Atari, bem como seu IP, são de propriedade de várias empresas.

Empresas como a Warner Communications, o ex-fundador da Commodore Jack Tramiel, a empresa de discos rígidos JTS, Namco, WMS Industries e Hasbro Interactive possuíam diferentes elementos do que era o Atari original em algum momento nos últimos 50 anos.

Desde então, após um pedido de falência em 2013 e um período de silêncio, a empresa fez uma espécie de tentativa de retorno, com uma série de projetos que foram recebidos com uma resposta mista.

blank

A empresa planeja construir uma série de Atari Hotels e também lançou um novo console em 2021 chamado simplesmente de Atari VCS (que geralmente não conseguiu ganhar impulso).

No início deste ano, a empresa também decidiu controversamente que comemoraria seu 50º aniversário vendendo ‘GFTs’ e NFT’s

FONTE – VGC

Mais notícias:

Tags:

Escrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
Desconto em Games
Logo
blank
RECEBA PROMOÇÕES NO SEU CELULAR
Shopping cart